terça-feira, 7 de julho de 2020

Sequência de Atividades



Ninguém é igual a ninguém

Turma: 2ºano
Componente Curricular: História
Objeto de Conhecimento: Respeitando as diferenças

A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.

Habilidades:
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.

Etapas prováveis:
   1ª etapa
·         Roda de leitura: Livro “Somos todos Igualzinhos”
·          Interpretação oral através de registro (desenho) a nossa turma.
2ª etapa
·         Leitura e interpretação de texto “Os músicos de Bremen”
·         Intervenções:
- O que os animais perceberam quando se reuniram?
-  Na sua opinião as pessoas conseguem melhores resultados quando trabalham em equipe? Por quê?
·         Atividade: “uma mão lava a outra”.
- Os alunos responderão 2 questões reflexivas:
- O que poderia ensinar ao meu colega?
- E o que faço muito bem!
·         Sistematização em dois quadros em grupos:
·         Posso ajudar?
·         Preciso de ajuda?

      3ª etapa
·         O livro de Literatura para esta proposta é Menina bonita do laço de fita, fazendo uma antecipação da história sobre o tema e sugestão da ilustração contida na capa. Sempre haverá uma criança ou mais que conhecerá a história, deixar que se manifeste (m), caso seja seu desejo.
4ª etapa:
·    Após apresentação do livro, abrir discussão sobre o tema e estender o assunto para demais diferenças percebidas em nosso ambiente escolar.
·       Dramatização, de situações apresentadas no livro motivando a participação do maior número de crianças possível, podendo repetir cenas escolhidas quantas vezes se fizer necessário.
        5ª etapa
·  Pedir que tragam fotos de casa ou pesquisa de gravuras em revistas da sala, fazer o mural com material adquirido onde mostre as diferenças entre as pessoas .
· Interpretação do texto Menina bonita do laço de fita, para demonstrar compreensão das idéias contidas no texto.
·         Trabalho com massinha: modelagem de personagens ou de cenas contidas no livro Menina bonita do laço de fita.
6ª etapa:
·     Trazer para sala reportagens de jornais ou revistas que tratem de qualquer tipo de discriminação contido em nossa sociedade.
·       Organizar um cartaz e expor no corredor da escola.
       
      7ª etapa
·         Leitura coletiva do texto instrumental da brincadeira “Cobra-Cega”
·         Execução da brincadeira.
      8ª etapa
·         Auto-avaliação oral
·         Registro pessoal através da escrita e desenho.
Obs: atividades diferenciada.
           
       Avaliação:
O aluno será avaliado constantemente durante toda a realização da sequencia, considerando o seu interesse, participação e envolvimento na realização das atividades propostas. Mesmo sendo o processo contínuo à realidade cotidiana do aluno é necessário considerar alguns instrumentos de avaliação: Observação do comportamento da criança: hábitos de trabalhos, relacionamento com amigos e professores,  cooperação, aproveitamento do tempo; produção escrita, do traçado das letras, organização no espaço da folha, colorido e adequação das respostas escritas;

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário