Ninguém é igual a ninguém
Turma: 2ºano
Componente Curricular: História
Objeto de Conhecimento: Respeitando as diferenças
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e
interações entre pessoas.
Habilidades:
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os
motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de
parentesco.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que
as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Etapas
prováveis:
1ª
etapa
·
Roda de leitura: Livro “Somos todos Igualzinhos”
·
Interpretação oral através
de registro (desenho) a nossa turma.
2ª etapa
·
Leitura e interpretação de texto “Os músicos de Bremen”
·
Intervenções:
- O que os
animais perceberam quando se reuniram?
- Na sua opinião as pessoas conseguem melhores
resultados quando trabalham em equipe? Por quê?
·
Atividade: “uma mão lava a outra”.
- Os alunos
responderão 2 questões reflexivas:
- O que
poderia ensinar ao meu colega?
- E o que faço
muito bem!
·
Sistematização em dois quadros em grupos:
·
Posso ajudar?
·
Preciso de ajuda?
3ª etapa
·
O
livro de Literatura para esta proposta é Menina
bonita do laço de fita, fazendo uma antecipação da história sobre o tema e
sugestão da ilustração contida na capa. Sempre haverá uma criança ou mais que
conhecerá a história, deixar que se manifeste (m), caso seja seu desejo.
4ª etapa:
· Após apresentação do livro, abrir discussão sobre o
tema e estender o assunto para demais diferenças percebidas em nosso ambiente
escolar.
· Dramatização, de situações apresentadas no livro
motivando a participação do maior número de crianças possível, podendo repetir
cenas escolhidas quantas vezes se fizer necessário.
5ª etapa
· Pedir que tragam fotos de casa ou pesquisa de gravuras
em revistas da sala, fazer o mural com material adquirido onde mostre as
diferenças entre as pessoas .
· Interpretação do texto Menina bonita do laço de
fita, para demonstrar compreensão das idéias contidas no texto.
·
Trabalho com massinha: modelagem de personagens ou
de cenas contidas no livro Menina bonita do laço de fita.
6ª etapa:
· Trazer para sala reportagens de jornais ou revistas
que tratem de qualquer tipo de discriminação contido em nossa sociedade.
· Organizar um cartaz e expor no corredor da escola.
7ª
etapa
·
Leitura coletiva do texto instrumental da brincadeira “Cobra-Cega”
·
Execução da brincadeira.
8ª etapa
·
Auto-avaliação oral
·
Registro pessoal através da escrita e desenho.
Obs: atividades diferenciada.
Avaliação:
O aluno será avaliado constantemente
durante toda a realização da sequencia, considerando o seu interesse,
participação e envolvimento na realização das atividades propostas. Mesmo sendo
o processo contínuo à realidade cotidiana do aluno é necessário considerar alguns
instrumentos de avaliação: Observação do
comportamento da criança: hábitos de trabalhos, relacionamento com amigos e
professores, cooperação, aproveitamento
do tempo; produção escrita, do traçado das letras, organização no espaço da
folha, colorido e adequação das respostas escritas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário